BARMAN - PERFIL

Para muita gente, barman é apenas aquela figura engravatada que fica atrás do balcão d um bar anotando pedidos, abrindo cervejas, botando gelo no uísque e preparando uma Caipirinha ou um Blody Mary. Pruro engano. Hoje, o mercado exige que o barman seja um profissional altamente qualificado para a atividade que exerce.
Além de ser o responsável direto por todo o funcionamento do bar, comandando ajudantes e garçons, ele deve conhecer as bebidas com as quais trabalha, saber preparar dezenas de drinques diferentes e ainda ser capaz de lidar com os mais variados tipos de clientes, o que exige uma boa dose de cultura geral e sensibilidade. Por tudo isso - e muito mais, como veremos nas páginas seguintes, não é exagero dizer que um barman é quase um artista no desempenho de sua função.
Em São Paulo, menos de 10% dos barmen em atividade no Brasil têm a formação adequada para a função que exercem.
Nessa postagem, que se propõe ser um amigo de todas as horas dos que se iniciam ou sonham exercer a atividade de barman, você vai encontrar as informações básicas para atender às exigências do mercado (e dos clientes) e atingir o sucesso profissional.
Alguns dos mais qualificados barmen do Brasil, todos com larga experiência no ramo e muito histórias para contar, que dividem conhecimento nestas páginas, Aos poucos, você vai conhecer a trajetória de cada um deles na profissão e receber dicas que podem ser muito úteis num futuro bem próximo.
Para começar, não custa lembrar que (barman ) pronuncia-se: (BÁRMEN) é uma palavra da língua inglesa cuja tradução simples e literal é homem de bar.
Por uma dessas regrinhas de gramática que ninguém explica mas todos têm que seguir, o plural de BARMAN em inglês é BARMEN, Troca-se o A pelo E, mas a pronúncia em português não muda: um BÁRMEN, dois BÁRMEN, três BARMEN... "Cuidado para não cair na besteira de falar dois BÁRMENS."
A mesma regra vale para as mulheres: no singular BARWOMAN e no plural BARWOMEN.
Na prática, ocorre que as mulheres são mais freqüentemente chamadas de BARTENDERS. Isto é, BARTENDERS é um termo que vale tanto para homens quanto para mulheres, mas que se aplica mais usualmente para designar a função de profissionais de bar do sexo feminino.
ORIGEM DO BAR
A palavra bar segundo a versão mais aceita, teria surgido no final do século XVIII, na Califórnia. Dois estudantes americanos viajaram pela França e se inspiraram na arquitetura das tabernas locais ao inaugurarem, de volta ao EUA, um estabelecimento ao qual deram o nome "The bar".
Explica-se a palavra inglesa "bar", traduzida para o português, significa "barra".
E em algumas das tabernas que os estudantes conheceram havia uma barra de madeira maciça que ia de uma ponta à outra do balcão onde eram servidas as bebidas.
Acreditava-se que a barra servia como proteção para que os clientes mais exaltados não tivessem acesso direto às garrafas. O fato é que o estabelecimento dos estudantes americanos fez um grande sucesso e começou a ser copiado em todo o país, difundindo o conceito de servir bebidas na barra e, com ele, a expressão bar. Ao longo do tempo, os bares foram incorporando inovações até chegarem ao formato de hoje conhecido como american bar, que se espalhou também pela Europa depois da divulgação feita pelos soldados americanos durante a Primeira Guerra Mundial, no início do século XX.
Mas bem antes do primeiro bar ser inaugurado nos EUA já havia quem se dedicasse a inventar drinques diferentes, misturando gostos e bebidas. Há registros de que no século XIII, cozinheiros dos sultões turcos já criavam coquetéis perfumados com água e rosas para driblar as rigorosas regras de Maomé em relação ao álcool. Dos cozinheiros que desafiavam as leis de Maomé aos malabarismos de Tom Cruise no filme Cocktail, passando pelos cocktails à base de vinho e vermute que viraram moda na Europa em meados do século XIX, muitas bebidas e drinques foram surgindo e as técnicas, naturalmente, se aprimorando, Nada mais natural que surgisse, então a figura do especialista no preparo das mais variadas misturas alcoólicas - o barman.
O BARMAN MAIS FAMOSO DO MUNDO
TOM CRUISE dois anos depois de estourar bilheterias de todo o mundo como um piloto de caça no filme Ases indomáveis, o ator norte-americano voltou às telas em 1988 como um barman conquistador na comédia romântica Cocktail. No filme, Tom Cruise é Brian Flanafan, um jovem ambicioso que deixa o serviço militar e vai para Nova Iorque disposto a fazer fortuna.
O primeiro emprego que consegue é num bar, onde aprende com Doug, uma barman experiente, todos os truques da profissão. Depois, os dois brigam e cada um toma o seu caminho.
Entre muitas conquistas, Brian acaba se tornando um barman requisitado pelos melhores bares da cidade, mas se muda tempos depois para Jamaica, onde vive um romance com Jordan, uma bela milionária.
Além de ter ajudado a popularizar a profissão de barman em todo o planeta, o filme vale pelas belas paisagens. Para dar maior veracidade ao papel, Tom Cruise teve que aprender a fazer drinques e malabarismos com copos, garrafas e coqueteleiras. Assista ao filme! .

2 comentários:

  1. pode conluir q é uma otma profissao e tirou muitas duvidas.

    ResponderExcluir
  2. para mim um bom barman tera que ter algo a ver com o perfil abaixo mencionado:

    - asseado
    - humilde
    - honesto
    - educado
    - culto
    - simpático e compreensivo
    - comunicativo
    - possuir destreza de movimentos e profissionalismo
    - ter espírito de sacrifício

    ResponderExcluir

O seu comentário é muito importante, assim, o blog pode evoluir e ajudar você leitor em sua pesquisa.
Desde de já, muito obrigado.
Receitas de Barman