BEBIDAS

As bebidas disponíveis num bar podem ser classificadas em duas categorias básicas: não alcoólicas e as alcoólicas. Entre as bebidas não alcoólicas muitas vezes utilizadas no preparo de drinques e coquetéis estão águas minerais, refrigerantes e sodas, sucos, xaropes e bebidas quentes como chá, café e chocolate.
As bebidas alcoólicas se dividem em três grupos, dependendo da forma como são produzidas:
- Por fermentação, como a cerveja e o vinho;
- Por destilação, como o uísque, a vodca e a cachaça;
- Por infusão, também conhecidas como bebidas compostas, como os licores e vermutes.
Nesse ponto, uma confusão comum na literatura especializada deve ser esclarecida. Alguns chamam de bebidas compostas aquelas que são produzidas a partir da mistura de duas ou mais bebidas simples e outros ingredientes como sucos de frutas, leite, ovos, etc. Aqui, vamos agrupar essas bebidas e suas ilimitadas possibilidades de composição no suvtema "Coquetéis", que inclui desde os tradicionais Manhattan, Caipirinha e Piña Colada até os pooucos dibulgados Shrubs, Juleps, Sangarees e Flips. Outra informação importante refere-se ao teor alcoólico das bebidas. Este dado vem sempre indicado no rótulo das garrafas. As formas mais comuns mencionam % Vol, % alc/vol, %V e %G.L. (Gay Lussac).
BEBIDAS FERMENTADAS
Fermentação é o processo químico de transformação dos açúcares ou da sacarificação dos amidos em álcool etílico ou etanol.
Isso normalmente acontece em enormes tinas ou cisternas onde o suco de matérias-primas (frutas ou cereais) passa por um complexo processo de transformação. Enzimas segregadas por microorganismos, bactérias ou leveduras, em contato com o oxigênio, produzem um elemento gasoso, o gás carbônico (em alguns casos utilizado na gaseificação da própria bebida, como a cerveja e o champanhe), que é a base de todas as bebidas fermentadas. O processo de fermentação, atualmente sofisticado, recebeu uma grande contribuição com as descorbertas do cientista francês Louis Pasteur (1822-1895) sobre a ação das bactérias. Antes disso, não havia um controle eficaz sobre a fermentação e, conseqüentemente, sobre a qualidade do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante, assim, o blog pode evoluir e ajudar você leitor em sua pesquisa.
Desde de já, muito obrigado.
Receitas de Barman